Estamos a sensivelmente dois anos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e esta é uma altura crucial para aqueles que lutam por uma participação olímpica. Com o início formal do Projeto Olímpico Tóquio 2020, que se estende por um horizonte de quatro anos, até finais de 2021, estão praticamente concluídos os alicerces estruturais deste ciclo Olímpico.
À semelhança do que ocorreu no passado ciclo Olímpico, está à partida garantida a continuidade do Projeto para além de 2020, evitando desta forma, qualquer vazio para aqueles que têm os olhos postos no país do sol nascente, mas veem Paris 2024 também como um objetivo.
Ao longo da discussão do Projeto Olímpico Tóquio 2020 a CAO tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses dos atletas, dando expressão, entre outras, às recomendações emanadas do Encontro Nacional de Atletas Olímpicos realizado em 2016, onde foi efetuado o balanço do ciclo Rio de Janeiro 2016.
Temos vindo a trabalhar para que neste novo ciclo exista uma maior informação junto dos atletas e maior transparência na gestão das verbas disponibilizadas para o apoio à preparação desportiva dos atletas.
Não obstante este trabalho que estamos a desenvolver internamente, gostaríamos de ressalvar a importância do envolvimento dos atletas neste processo. Os vossos contributos são extremamente relevantes, pois são fruto da experiência do dia-a-dia. Dito isto, assumindo a CAO o compromisso de manter a comunidade de atletas Olímpicos informada sobre os desenvolvimentos deste processo, apelamos também à vossa participação nesta fase tão crucial.
Procurando ir ao encontro das necessidades dos atletas, e porque consideramos a formação como um aspeto de extrema importância para a sua carreira desportiva e mesmo vida pessoal, temos já agendada a formação “Excelência e Performance: Os contributos da Psicologia para a otimização do processo desportivo”, à qual convidamos a participar. Temos igualmente previstas formações em áreas como Gestão Financeira, comunicação nas Redes Sociais e pretendemos também explorar de forma mais minuciosa as temáticas da Nutrição, Suplementação e Hidratação, uma vez que na formação referente a este tema, realizada o ano passado, concluiu-se que havia essa necessidade.
Também aqui, gostaríamos não só de obter as vossas reações, como também sugestões de temas que considerem pertinentes.
Paralelamente, continuaremos a desenvolver aqueles que consideramos serem os pilares da nossa própria existência: Representação, Apoio, Acompanhamento das Carreiras Duais e do Pós-carreira e a Valorização Social dos Atletas.
Para tal, as portas do Gabinete do Atleta estarão sempre abertas, sendo também nossa intenção, reforçar o acompanhamento aos atletas, não só no desenvolvimento da sua carreira desportiva mas também ao nível das carreiras duais e da preparação do seu pós-carreira desportiva e a integração no mercado de trabalho.
Finalmente, como tem sido apanágio da CAO, continuaremos a trabalhar de forma próxima com o COP, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e demais entidades do sistema desportivo, na procura de soluções que conduzam à melhoria das condições para os atletas desenvolverem as suas carreiras e vidas.
Num ano que para alguns será já de qualificação Olímpica, cheio de desafios, mas também de oportunidades, desejamos acima de tudo, que consigam desenvolver as ferramentas que os levarão a alcançar os objetivos a que se propuseram, reiterando mais uma vez a nossa disponibilidade e vontade, por mais humilde que seja esse contributo, para tal.
Bom ano de 2018!
João Rodrigues
Presidente CAO
Comissão de Atletas Olímpicos , 2020 Direitos Reservados | Website por Made2Web Digital Agency Lda