Super User

Super User

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur

Protocolos em Vigor COP

logoCOP peq

O Comité Olímpico de Portugal possui atualmente em vigor diversos protocolos que oferecem aos atletas um conjunto de benefícios. Conheça-os um pouco melhor:

 

Programa de Responsabilidade Social

 Educação – Bolsas de Educação Jogos Santa Casa 2016/2017

Este programa oferece aos atletas integrados no Programa de Preparação Olímpica bolsas de estudo anuais, num valor até 3.000€.

Em breve serão abertas as candidaturas para o ano letivo de 2016/2017.

Saúde -  Planos de Saúde – Saúde Prime

A Saúde Prime, enquanto parceira do Programa de Responsabilidade Social do COP, oferece a todos os Atletas Olímpicos um Plano de Saúde – o Plano de Saúde Ideal.

Reunião Avaliar Rio de Janeiro 2016

A Comissão de Atletas Olímpicos esteve presente no passado dia 11 de Outubro na reunião de avaliação do Projeto Olímpico Rio de Janeiro 2016, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal.

Para além da CAO participaram na reunião, a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Comissão de Treinadores do COP, a Comissão Médica do COP, para além de 20 Federações Olímpicas nacionais

Os objetivos desta reunião eram:

  • avaliar resultados dos Jogos Rio 2016, bem como preparar Tóquio 2020
  • corrigir disfuncionalidades, potenciar fatores críticos de sucesso e consolidar resultados
  • melhorar a eficácia no modelo de gestão e planeamento do processo de preparação
  • otimizar recursos numa lógica de criação de valor e reforço da competitividade desportiva dos atletas e equipas integradas no Programa de Preparação Olímpica
  • reforço de uma parceria colaborativa entre as federações desportivas, Comité Olímpico de Portugal e Instituto Português do Desporto e Juventude

Podem consultar a intervenção efetuada pelo Presidente da CAO, João Neto aqui:

Intervenção CAO - Avaliar Rio 2016

Podem igualmente consultar as propostas do COP e da Federação Portuguesa de Natação nos links abaixo:

Proposta COP

Proposta FPN

 

 

 

Encontro Nacional de Atletas Olímpicos

O Encontro Nacional de Atletas Olímpicos (ENAO) 2016 irá realizar-se no próximo dia 9 de Novembro (quarta-feira), em Lisboa.

Este é um importante momento para os atletas poderem fazer um balanço do Projeto Olímpico Rio de Janeiro 2016, no sentido de formular uma proposta para o melhoramento das condições de preparação para o próximo ciclo olímpico, bem como para fomentar o convívio entre os atletas olímpicos.

Paralelamente ao ENAO decorrerá uma receção por parte do Senhor Presidente da República à Missão Olímpica Rio de Janeiro 2016, pelas 16h nas instalações do antigo museu dos coches.

A vossa participação é fundamental.

Programa:

10h – Reunião de Atletas

            Local: COP

13h – Almoço

           Local: a ser anunciado

16h – Receção Presidente da República *

17h – Atividades de convívio

            Local: a ser anunciado

*apenas para elementos da Missão Rio de Janeiro 2016

 

Em breve enviaremos o programa definitivo com toda a informação necessária relativa à vossa participação.

 

Agradecemos confirmação de presença até ao próximo dia 28 de Outubro para o email assessor@comissaoatletasolimpicos.com

Semana Olímpica em Santarém

 274046

Começou ontem mais uma edição da Semana Olímpica, uma organização da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), desta vez em parceria com a Câmara Municipal de Santarém. Cinco escolas do município escalabitano serão o palco das atividades.

A abertura decorreu esta segunda-feira, na escola EB 2+3 Mem Ramires, tendo contado com a presença do atleta olímpico Joaquim Videira, da Esgrima, e da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso. Na cerimónia de abertura alguns alunos da escola transportaram a tocha (cada um levou numa parte do percurso) até a Joaquim Videira para acenderem a pira olímpica que estará acessa em Santarém ao longo de toda a semana.

Neste evento, os jovens alunos do município poderão experimentar diferentes modalidades, como Andebol, Atletismo, Canoagem, Golfe, Hóquei, Judo, Natação, Rugby, Taekwondo, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

Prevê-se a participação dos seguintes atletas: Mariana Lobato, Beatriz Gomes, Sara Carmo, Rasul Dabó, Mário Silva, Francisca Laia, Nuno Barreto, entre outros.

As restantes escolas a receber as atividades são:

Terça: EB 2+3 Alexandre Herculano

Quarta: EB 2+3 D. Manuel I Pernes

Quinta: EB 2+3 Afonso Henriques Alcanede

Sexta: EB 2+3 D. João II

Presidente do COP e atletas agraciados pelo Presidente da República

Destaque CondecoracaoPresidenteRepublica 960x400

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, agraciou hoje como Comendadores da Ordem do Infante D. Henrique o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, assim como os medalhados olímpicos Hugo Rocha, Nuno Barreto e Sérgio Paulinho. Esta cerimónia teve lugar no Palácio de Belém e vem na sequência da homenagem ao desporto promovida em Maio de 2015 pelo Presidente da República, que condecorou então vários atletas medalhados de Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Na altura, por se encontrarem fora do país, Hugo Rocha e Nuno Barreto, medalhados de bronze na Vela na classe de 470 nos Jogos de Atlanta 1996, e Sérgio Paulinho, ciclista medalhado de prata nos Jogos de Atenas 2004, não marcaram presença, tendo agora recebido tão importante distinção.

A estes atletas, juntou-se a agraciação do atual Presidente do Comité Olímpico de Portugal, pelos importantes serviços prestados ao desporto nacional em vários cargos que ocupou, como a Presidência do Instituto do Desporto de Portugal ou da Confederação do Desporto de Portugal, entre outros.

“Decidi agraciar o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, homem que tem dedicado a maior parte da sua vida ao desporto e se tem empenhado fortemente na defesa do movimento olímpico”, destacou Cavaco Silva. Acrescentando que esta cerimónia visou “reconhecer publicamente a honra que os atletas tinham dado aos portugueses ao ver levantar a bandeira nacional”.

Já José Manuel Constantino mostrou-se honrado com a distinção de Cavaco Silva. “Os méritos que me reconhece têm de ser partilhados. Ninguém, por mais talentoso que seja, consegue algo na vida sozinho. Os atletas aqui presentes sabem-no bem”.

 

Texto: COP

Presidente da República agraciou atletas olímpicos e paralímpicos

HomenagemDesportoPresidenteRepublica

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, agraciou esta manhã vários atletas olímpicos e paralímpicos numa cerimónia de Homenagem Nacional ao Desporto, que teve lugar no Picadeiro Real, no Antigo Edifício do Museu dos Coches, tendo ainda sido agraciados o Comité Olímpico de Portugal e Comité Paralímpico de Portugal.

A cerimónia começou com a exibição de um vídeo onde se mostravam alguns dos maiores feitos do desporto nacional nos últimos 40 anos, tendo-se seguido as intervenções do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, do representante dos Atletas Paralímpicos, Nélson Lopes, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino (discurso disponível no final da notícia), e do representante dos Atletas Olímpicos e Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Neto.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da República que considerou que o desporto deve ser visto como um exemplo para motivar os portugueses. “Os desportistas são um exemplo que deve motivar os portugueses, incutindo-lhes ânimo e confiança. O que distingue um desportista de exceção é, para além do talento, a sua fibra. Para alcançarem tantas e tão expressivas vitórias, os nossos homenageados tiveram de lutar muito, de trabalhar muito. Tiveram, acima de tudo, de acreditar neles próprios e nas suas capacidades. Tiveram, em suma, a coragem que é própria dos vencedores”

Após o discurso de Cavaco Silva, teve lugar a cerimónia de condecoração dos vários atletas e entidades, que receberam as seguintes insígnias:

– Nélson Évora – Grã-Cruz da Ordem do Infante D.Henrique

– Carlos Lopes – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Emanuel Silva – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Fernando Pimenta – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Francis Obikwelu – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– José Manuel Gentil Quina – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Mário Gentil Quina – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Vanessa Fernandes – Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique

– Francisco Rebelo de Andrade – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Hugo Passos – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– João Alves – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Nuno Delgado – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Olga Pinto – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Paulo Coelho – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Rui Costa – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Rui Silva – Comendador da Ordem do Infante D.Henrique

– Comité Olímpico de Portugal – Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique

– Comité Paralímpico de Portugal – Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique

Nélson Évora, campeão olímpico em Pequim 2008, agraciado com a mais importante insígnia das que hoje foram atribuídas pelo Presidente da República, fechou a cerimónia com uma curta intervenção em nome dos vários atletas agraciadas, não se esquecendo de referir os vários atletas que diariamente competem por Portugal e que dão o seu melhor na defesa das cores nacionais.

A plateia lotou por completo a sala da cerimónia, com mais de duas centenas de figuras ligadas ao desporto, como as campeãs olímpicas Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, o medalhado olímpico Armando da Silva Marques, entre outros grandes nomes do desporto nacional como Telma Monteiro, Naide Gomes ou Vítor Baía. Estiveram ainda representadas a grande maioria das federações desportivas nacionais, bem como de comités, confederações, associações, instituições de ensino superior de Desporto, ligas e sociedades mobilizadoras e promotoras da atividade desportiva em Portugal. Estiveram ainda presentes o Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.

A importância transversal do Desporto na vida dos cidadãos, a sua capacidade de congregar os Portugueses, nomeadamente na Diáspora, e o seu papel na afirmação externa do País foram evidenciados nesta cerimónia.

Leia aqui o discurso do Presidente da República

 

 

Texto: COP

Colégio St. Peter’s School associa-se às celebrações do Dia Olímpico

Dia Olmpico St. Peters School 1 678x400

O Colégio St. Peter’s School associou-se às celebrações do Dia Olímpico 2015. Cerca de uma centena de alunos do 7.º e 8.º anos assistiram a uma conferência sobre o Movimento Olímpico e ouviram atentamente o atleta olímpico Edi Maia, o seu percurso e participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Edi Maia iniciou a sua carreira em 2003 no GD Independente de Setúbal, onde esteve até 2008, ano em que se transferiu para o Sporting CP. No seu currículo conta com vários títulos nacionais, tendo batido, em 2012, o recorde nacional com a marca de 5,64 metros. O anterior recorde perdurava desde 1996. Em 2014 voltou a bater o seu próprio record e o record nacional, alcançando os 5,70 m.

No final da conferência os alunos foram convidados para uma sessão de autógrafos. Esta iniciativa foi integrada na Semana de Educação Física e Desporto organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto do St. Peter’s School, em Palmela.

 

Texto: COP

Atletas Olímpicos fazem balanço positivo da formação em comunicação motivacional

Speakers5 533x400

Como anunciado no passado mês de julho, a Comissão de Atletas Olímpicos e o Comité Olímpico de Portugal tem vindo a desenvolver um projeto de formação para atletas na área da comunicação motivacional. Ao longo destes meses 16 atletas têm vindo a receber formação para desenvolverem as suas capacidades enquanto oradores motivacionais, ou seja, habilitá-los a poderem dar palestras e fazerem intervenções em público, seja a empresas, ou junto de crianças, ou dos mais diferentes públicos.

As histórias de vida dos atletas, a sua capacidade de superação nos momentos de dificuldade e os seus valores constituem um grande exemplo e fator de motivação para todos os sectores da sociedade.

Este programa está a ser desenvolvido com o apoio de Carla Rocha, apresentadora do programa de rádio “Rocha no ar” da RFM e formadora na área da comunicação.

Ao fim de alguns meses desta ação, são vários os atletas que concluíram a sua formação. José Costa, velejador, e Telma Monteiro, judoca, fazem um balanço muito positivo.

“Fazer parte do programa Atletas Speakers com a Carla Rocha foi uma experiência muito enriquecedora. Foi um grande contributo para melhorar a forma de comunicar a minha mensagem indo de encontro aquilo que são as necessidades empresariais.
Foi uma excelente iniciativa do COP/CAO. Os atletas são ricos em experiências de resiliência, persistência e outros valores que acredito serem importantes no meio empresarial e não só.”, refere Telma Monteiro

“É extremamente importante para um atleta de Alto Rendimento saber comunicar bem. Com o objetivo de poder passar a sua mensagem os atletas devem saber como, quando e de que forma deve ser efetuada essa comunicação. Com a formação recebida ao abrigo do programa Atletas Speakers do COP/CAO aprendemos as maneiras de estar e de comunicar, no sentido de estarmos mais próximos e de irmos de encontro às necessidades da plateia. Esta formação foi fundamental para poder abraçar a carreira de speaker motivacional e de poder, através das minhas histórias de vida e da minha carreira desportiva, contribuir para a motivação e desenvolvimento das pessoas e das empresas. É igualmente importante destacar o papel da formadora Carla Rocha. A sua orientação e apoio ao longo do programa, aliado a toda a sua experiência profissional, foram fundamentais para a conclusão com sucesso deste programa e para a minha preparação nesta carreira como speaker”, disse José Costa.

Participam na primeira edição deste programa os seguintes atletas:

– Álvaro Marinho (Vela)

– Célio Dias (Judo)

– David Rosa (Ciclismo – BTT)

– Filipa Cavalleri (Judo)

– Jéssica Augusto (Atletismo)

– Joana Pratas (Vela)

– João Silva (Triatlo)

– Joaquim Videira (Esgrima)

– José Costa (Vela)

– Marisa Barros (Atletismo)

– Naide Gomes (Atletismo)

– Nuno Barreto (Vela)

– Sara Carmo (Vela)

– Silvia Saiote (Ginástica – Trampolins)

– Susana Feitor (Atletismo)

– Telma Monteiro (Judo)

 

Texto: COP

Pág. 2 de 3