Foram dados os primeiros passos para a criação da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) de Portugal, em resultado das recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI) aos vários comités nacionais.
O Comité Olímpico de Portugal (COP) seguiu a recomendação do COI no sentido de estimular os atletas a organizarem-se de modo a que as estruturas olímpicas tivessem um órgão representativo dos atletas.
Foram realizadas as primeiras eleições para constituir a Comissão de Atletas Olímpicos.
Desde a sua génese, ficou instituído que a CAO seria uma entidade integrada no COP, com estatutos específicos e uma estrutura com orgânica própria, gozando de autonomia na prossecução das atribuições que lhes são reservadas e de apoio financeiro do COP para as suas actividades. Ficou ainda estabelecido que a CAO seria composta por 10 elementos, todos atletas olímpicos em actividade.
Numa primeira fase foi constituída como comissão consultiva do COP, mas rapidamente se posicionou como entidade integrada, tendo como atribuições a análise das circunstâncias que envolvem e condicionam o treino e a competição dos atletas olímpicos, ou no percurso olímpico, e apresentação de propostas para a sua melhoria às Federações das modalidades e ao COP, assim como a participação na formulação das regras de funcionamento dos Centros de Preparação Olímpicos e do Regulamento de Participação nos Jogos Olímpicos.
Eleição da I Comissão Diretiva da CAO.
No primeiro mandato, a CAO teve como Presidente Susana Feitor (Atletismo) e foi constituída por atletas olímpicos de 6 modalidades.
I Comissão Diretiva da CAO (2002 – 2005)
Presidente: Susana Feitor (Atletismo)
Vice-Presidente: Nuno Fernandes (Atletismo)
Vogais:
Afonso Domingos (Vela)
Aníbal Ferreira (Canoagem)
Diogo Cayolla (Vela)
Gustavo Lima (Vela)
João Costa (Tiro)
Nuno Barreto (Vela)
Nuno Delgado (Judo)
Nuno Laurentino (Natação)
Desde início, a CAO assumiu uma posição que não se limitava a analisar a realidade dos atletas e fazer uma crítica, mas a completar a sua análise com a apresentação de soluções e alternativas. Foi com este intuito que, nos primeiros meses de existência da CAO, foi elaborado um documento com as várias preocupações dos atletas. Este documento intitulado “Preocupações e Sugestões de Ordem Social e Fiscal”, seria um guião de medidas que os atletas gostariam de ver resolvidas e assim foi acontecendo ao longo do tempo. Foram abordadas medidas como: Criação de um Gabinete de Apoio de Alto Rendimento; Compatibilização da prática de Alto Rendimento Desportivo com a vida académica; Regime de Segurança Social dos atletas; Apoio Médico e Seguro específico do Atleta de Alto Rendimento; Reintegração Social dos Atletas de Alto Rendimento Desportivo; Tributação fiscal; Alteração da Lei do Mecenato; Resolução de contenciosos – Criação dum Tribunal Arbitral do Desporto; Criação de escalões oficiais na Alta Competição…
O segundo mandato, presidido pelo atleta Nuno Fernandes (Atletismo), focou a sua actuação em questões como a isenção de tributação das bolsas de apoio; Regime da Segurança Social que entraria em vigor em 2010; nova legislação contemplando os atletas que terminam a carreira. Os atletas viram assim alguns destes temas resolvidos em parte devido à actividade da CAO junto dos responsáveis do desporto em Portugal.
II Comissão Diretiva da CAO (2005 – 2009)
Presidente: Nuno Fernandes (Atletismo)
Vice-Presidente: Susana Feitor (Atletismo)
Vogais:
Álvaro Marinho (Vela)
Diogo Cayolla (Vela)
Gustavo Lima (Vela)
Joana Pratas (Vela)
João André (Atletismo)
Nuno Barreto (Vela)
Nuno Merino (Trampolins)
Nuno Laurentino (Natação)
Nuno Pombo (Tiro com Arco)
Em reconhecimento do papel da CAO para a melhoria das condições dos atletas e do desporto em Portugal, a CAO passou a fazer-se representar na Comissão Executiva do COP e na respectiva Assembleia Plenária.
A CAO foi convidada para prestar as suas posições no Congresso do Desporto, organizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
A CAO passa a estar representada no Conselho Superior de Desporto, agora designado Conselho Nacional de Desporto.
Novas directivas do COI conduziram a CAO a uma importante mudança: a Comissão de Atletas deixa de ser exclusivamente constituída por atletas olímpicos em actividade e passa a poder integrar atletas que ainda não tenham sido olímpicos e atletas em final de carreira.

A Comissão Directiva eleita em 2009, seguindo as directivas do COI, passou a ter na sua composição atletas não olímpicos. A equipa liderada do medalhado olímpico Nuno Barreto, lançou um projecto de promoção do desporto, do olimpismo e dos atletas olímpicos: a Semana Olímpica. Este evento, que se pretendia que fosse anual, consiste em proporcionar aos mais jovens, entre outras coisas, oportunidades de experimentação de diversas modalidades e momentos de convívio com atletas olímpicos.
III Comissão Diretiva da CAO (2009 – 2013)
Presidente: Nuno Barreto (Vela)
Vice-presidente: Paulo Bernardo (Atletismo)
Secretário: Simão Morgado (Natação)
Vogais:
André Pereira (Pentatlo Moderno)
Bernardo Novo (Andebol)
Diana Gomes (Natação)
Gustavo Lima (Vela)
Joana Pratas (Vela)
Pedro Dias (Judo)
Susana Feitor (Atletismo)
I edição da Semana Olímpica
Lisboa – 350 participantes

II edição da Semana Olímpica
Lisboa – 1500 participantes
Padrinho: Nuno Delgado

III edição da Semana Olímpica
Lisboa – 2500 participantes
Madrinha: Susana Feitor

IV edição da Semana Olímpica
Lisboa – 3000 participantes
Padrinho: Nelson Évora
V edição da Semana Olímpica
Porto – 2000 participantes
Padrinho: João Rodrigues
Actualmente, a CAO está no seu quarto mandato e tem como Presidente o atleta João Neto (Judo). Na tomada de posse foi assumido que esta Comissão Directiva iria dar continuidade e terminar os projectos que tinham sido iniciados no mandato anterior e manter o foco nas questões relacionadas com a compatibilização da carreira desportiva com a carreira académica ou profissional – carreiras duais.
IV Comissão Diretiva da CAO (2013 – 2017)
Presidente: João Neto (Judo)
Vice-Presidente: Joaquim Videira (Esgrima)
Secretário-Geral: Pedro Fraga (Remo)
Vogais:
Beatriz Gomes (Canoagem)
Gonçalo Carvalho (Equestre)
Joana Pratas (Vela)
Mariana Lobato (Vela)
Susana Feitor (Atletismo)
Yahima Ramirez (Judo)
VI edição da Semana Olímpica
Guimarães – 2000 participantes
Padrinhos: Beatriz Gomes e Nuno Mendes
Participação do Presidente da CAO, na qualidade de comentador, no I Congresso Nacional Olímpico, organizado pelo COP, comentando o painel “Potenciar o desenvolvimento desportivo – Os fatores críticos”.
A CAO foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho criado pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto que culminou com a apresentação do relatório final, conclusões e recomendações sobre medidas a adotar para o apoio às Carreiras Duais dos Praticantes Desportivos.
VII edição da Semana Olímpica
Coimbra – 1200 participantes
Madrinha: Joana Ramos